Ampliando nossa prática como musicalizadores
Ah, música... tantas são as suas possibilidades... por isso não podemos congelar as nossas práticas, devemos sempre estar em busca de algo novo, uma ideia, uma proposta, um instrumento, uma música, um jeito de fazer música...
Precisamos estar abertos ao que os outros estão fazendo e, se couber em nossa prática, adaptar à nossa realidade e colocar a mão na massa. Nossas crianças precisam - e merecem - que façamos o melhor por elas.
Mas é preciso tomar cuidado com alguns detalhes que vão aparecendo pelo caminho, como os "pacotinhos prontos" que tentam nos empurrar por aí, e a tentação de trazer milhares de recursos visuais maravilhosos e coloridos para o ambiente musical...
Não se esqueça que nenhum estudante é igual ao outro, assim como nenhuma escola e igualmente você não é igual a outro professor. Nossa prática deve ser construída baseada em nossas crenças, e não somente no que os outros fazem. Só assim poderemos mostrar uma postura clara e confiável daquilo que fazemos.
Pensando nisso, elaboramos alguns produtos que visam a "ampliação do olhar" para as nossas canções e atividades, saber explorar ao máximo as possibilidades que temos nas mãos e também a diversificação de repertório para as aulas com os pequenos.