A Educação Musical é um processo sério, sobre isso não há discussão. Porém, o fato de ser sério não implica que deva ser pesada, principalmente para as crianças que estão começando a ter um contato mais expressivo com essa arte tão bela e tão instigante.
Nesse sentido, quem vem nos servir com fartura é a ludicidade. Com sua origem no termo latim ludus (que remete a jogos, brincadeiras), a ludicidade na educação compreende a interação entre estudantes e professores, a cooperação entre crianças e o estímulo à sua criatividade; ela prioriza que os exercícios de aprendizagem - principalmente na educação infantil - sejam adaptados à maneira como os pequenos interpretam o mundo, fazendo com que o conhecimento seja absorvido de forma leve e natural; e permite que a criança desenvolva a sua capacidade cognitiva e seu senso crítico.
As atividades lúdicas são aquelas que utilizam brincadeiras, a imaginação e a fantasia - aspectos inerentes ao mundo infantil - para o desenvolvimento de capacidades e habilidades. Adicioná-las aos nossos conteúdos torna as aulas mais leves e divertidas, mas igualmente ricas e cheias de conhecimentos e, principalmente, vivências e experimentações musicais, pois leva em conta a individualidade de cada um e suas experiências anteriores. Tudo isso servirá como base para todo o conteúdo que será absorvido por ela.