top of page

Estimulação musical em berçários

A música se faz presente na vida do ser humano desde antes do nascimento. Há quem defenda que o processo de musicalização se inicia de forma bastante intuitiva durante a gestação.

 

O incentivo à educação musical desde os primeiros anos de vida, seja no ambiente familiar ou escolar, interfere de forma positiva no desenvolvimento neurológico infantil em um momento no qual seu sistema nervoso está em construção.

 

Porém as formas de se trabalhar a musicalização com bebês e com crianças a partir de 2 anos é totalmente diferente, principalmente no que diz respeito à autonomia e coordenação motora. Por isso eu considero “musicalização de bebês” somente o processo que ocorre com o bebê juntamente com um acompanhante. O que acontece nos berçários, onde há no máximo 4 adultos para uma turma inteira, eu chamo de “estimulação musical de bebês”.

 

Mas o que este processo de estimulação envolve?

 

♫ A inserção do bebê num ambiente sonoro variado;

♫ O incentivo às suas manifestações vocais;

♫ O desenvolvimento de sua criatividade;

♫ O aperfeiçoamento de suas habilidades motoras;

♫ O aprimoramento de suas habilidades sociais.

 

E aqui vai um recadinho importante para 3 “pessoas” diferentes... você que é o RESPONSÁVEL pela criança, procure por berçários que ofereçam esse momento; você que é DIRETOR de berçário, busque por profissionais sérios que acreditem realmente na importância da música no desenvolvimento infantil e traga essa prática para a sua instituição; você que é PROFESSOR e quer trabalhar com essa faixa etária, procure se aprimorar sempre!

bottom of page